O teatro descentralizado

O II Festival das Festival das CompanhiasCompanhias, desenvolvido no contexto do Dia Mundial do Teatro (27 de Março), traz ao Theatro Circo, de 25 a 30 de Março, onze trabalhos dramáticos e uma exposição sobre teatro. O festival tem como objectivo criar “uma possibilidade de as companhias se encontrarem para reflectir sobre as realidades das estruturas artísticas sediadas fora de Lisboa”, uma continuação de um projecto despontado na “Faro – Capital Nacional da Cultura”, em 2006.

Organizado pela Companhia de Teatro de Braga, em parceria com o Theatro Circo e com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga, o II Festival das Companhias prevê igualmente a realização de quatro debates: “A criação fora dos grandes centros”; “Estratégias de financiamento, promoção e circulação”; “Responsabilidade das Universidades quanto ao processo criativo teatral” e “A gestão dos equipamentos”.

O Teatro de Montemuro abre o festival a 25 de Março, pelas 21h30, com a peça “O Amor”. Até ao dia 30 de Março sobem ao palco as companhias de teatro do Algarve, Braga, das Beiras, “A Escola da Noite” – Grupo de Teatro de Coimbra e o Centro Dramático de Évora. Paralelamente, a exposição “O que é o Teatro?” vai estar patente no Theatro Circo ao longo de todo o festival.
 

Advertisements