Uma nova sonoridade na música tradicional portuguesa

Con'tradição Variações sobre temas portugueses, tango, fados tradicionais podem ser encontrados no novo CD do Quarteto Con’tradição, gravado recentemente. “Iremos agora procurar no ano de 2008 divulgar o CD ao vivo, em concerto pelo país e talvez no ano de 2009 voltar à aventura do estúdio!”, diz Rui Travasso, clarinetista do grupo. 

O Quarteto Con´tradição apresenta uma nova visão sobre a música tradicional portuguesa, conjugando estilos musicais diferentes, tais como jazz, romântico e clássico, e elementos de várias danças (judias, eslovenas, clássicas, tango, bossa nova, valsa e blues). A maioria das canções é retirada e trabalhada a partir de temas populares portugueses e também fados: “Torna-se difícil definir as árias tradicionais por estarem tão maravilhosamente integradas nestas novas sonoridades”. 

Fundado em Março de 2001, o Quarteto Con’tradição é constituído pelo russo Ian Mikirtoumov, autor das composições e arranjos – piano; Rui Travasso – clarinete; Romeu Fabião – contrabaixo; e Valter Passarinho – percussão.

Ian Mikirtoumov nasceu em Moscovo, onde frequentou a Escola de Estado de Arte Coral “A. V. Svechnikov” e licenciou-se em “Direcção Coral” pela Academia Superior de Arte Coral, tendo-se especializado em Composição no Conservatório Superior de Moscovo de P.I. Tchaikovsky. Reside em Portugal desde 1999, onde, além de acompanhador e compositor, é professor no Conservatório de Música de Albufeira e na Academia Nacional Superior de Orquestra. 

Natural de Évora, Rui Travasso é licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa e terminou também a Licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra. Integrou várias orquestras e recentemente terminou o Master Degree em Tilburg na Holanda, na classe do professor Walter Boeykens. Frequenta a Escola Hot Clube de Portugal, é professor de Clarinete e Música de Câmara no Eborae Mvsica- Conservatório Regional de Évora e músico da Banda Sinfónica da P.S.P.

Romeu Fabião nasceu na Covilhã e estudou na E.P.A.B.I. (Escola Profissional de Artes da Beira Interior) e na E.P.M.A. (Escola Profissional de Música de Almada). Tem colaborado com várias orquestras, foi vencedor do concurso “Prémio Jovens Músicos” da RDP e bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.  Frequenta actualmente o curso de Contrabaixo, na Escola Superior de Música de Lisboa, sendo também membro da Banda da Armada.

Natural de Reguengos de Monsaraz, Valter Passarinho estudou na Escola Profissional de Música e na Universidade de Évora. Tem colaborado com várias orquestras e grupos de variados géneros e estilos musicais. Foi convidado a representar Portugal em actuações no estrangeiro, nomeadamente na Polónia, Bulgária, Espanha, França, Moçambique e Macau. É membro da Banda da Armada e professor em algumas escolas de música.

Advertisements